Impressoras que Imprimem Diretamente no Tecido

impressao-direct-to-garmentGrande parte dos profissionais que atuam no mercado da estamparia de tecidos – mais especificamente no segmento de camisetas – utiliza o método tradicional de trabalho que é a combinação entre impressora jato de tinta + prensa térmica.

Dessa forma a impressora imprime o papel transfer que depois é utilizado na prensa térmica para transferir a imagem para o tecido.

Mas que tal eliminar a etapa da prensagem imprimindo diretamente no tecido? Isso é possível e está ficando cada vez mais barato. Confira neste post o que você precisa saber para investir em um equipamento desses e ficar melhor estruturado para atender seus clientes.

Como funcionam as impressoras têxteis?

impressora-epson-adaptada-para-direct-to-garment-mundo-transfer

Impressora Epson adaptada com sistema DTG (Direct to Garment)

O processo de impressão de imagens diretamente no tecido é semelhante a impressão de folhas comuns, mas ao invés de puxar e imprimir folhas a impressora puxa e imprime o tecido.

Essas impressoras são conhecidas como
Impressoras DTG (Direct to Garment – Direto para o Tecido) e são vendidas de duas formas;

  • Original de fábrica
  • Adaptando uma impressora

No segundo caso a parte estrutural da impressora sofre uma adaptação. O tracionador do papel é subtitiuido por um berço para acomodar o tecido. Esse berço se movimenta automaticamente e é controlado pela impressora. Você não precisa fazer nada.

A partir dessa adaptação a impressora passa a imprimir diretamente no tecido e não usa mais papéis. (Continue lendo e confira valores abaixo)

Mas não dá para adaptar qualquer impressora

No processo de adaptação da impressora para o sistema DTG, são feitas 3 grandes modificações.

1ª) A estrutura é alterada para movimentar o berço do tecido, inutilizando o papel.
2ª) Recebe um sistema de alimentação contínua de tinta (Bulk-ink) que conecta os cartuchos a um reservatório de tinta externo por meio de mangueiras.
3ª) Usa uma tinta especial, que é mais viscosa e requer alguns cuidados extras para evitar entupimentos.

impressora-epson-adaptada-para-direct-to-garment-mundo-transfer2As impressoras da marca Epson são adaptadas para o Sistema DTG há mais de 10 anos. Isso porque aceitam o sistema de alimentação contínua (Bulk-ink) e tem os cabeçotes compatíveis com as tintas têxteis.

  • Portanto:
    Prefira os equipamentos da marca Epson;
    Utilize um tamanho do A3 em diante (A2, A1…não compensa adaptar impressoras A4);
  • Modelos mais usados: Epson L1800, T1110, 1430x, 3880 entre outros.

Então agora é só colocar a camiseta e imprimir?

Existem mais duas etapas neste processo que são a pré-impressão e pós-impressão. Isso para garantir que o trabalho seja realizado com sucesso.

  • Pré-impressão: O tecido recebe o tratamento com uma solução química para melhorar a aderência da tinta. Após a aplicação da solução, deve-se fazer a cura do tecido respeitando o tempo e temperaturas fornecidas pelo fabricante.
  • Impressão: Nessa etapa é só colocar o tecido no berço com a área que será impressa centralizada e mandar imprimir.
  • Pós impressão: Ao retirar a camiseta da impressora a tinta ainda não secou completamente. É necessário fazer a cura da tinta, para isso utilize uma prensa térmica, um ferro de passar ou um secador de cabelo. (sempre utilizando uma folha de teflon para não danificar a imagem)

 

Que tipo de tinta essas impressoras DTG utilizam?

Esqueça a tinta Corante, Pigmenta e Sublimática. Para imprimir em tecidos é necessário utilizar as tintas do tipo Têxtil.

São tintas especias e bastante caras em relação as tintas de transfer e sublimação. Para se ter uma idéia, um frasco de 100ml de tinta Pigmentada (para transfer tradicional em tecidos de algodão) custa R$ 25,00. Enquanto um frasco de 100ml de tinta Textil custa em torno de R$ 95,00.

Já a tinta da cor branca custa quase o dobro. Um frasco de 100ml de tinta Textil branca não sai por menos de 160,00.

Tinta da cor branca na impressora? Como isso é possível?

tinta-branca-impressao-dtg-direct-to-garmentSe você pretende adaptar uma impressora Epson provavelmente lembra de cabeça as cores que elas possuem. Os modelos mais simples usam Ciano, Magenta, Amarelo e Preto. Já outros modelos mais robustos possuem duas cores a mais; o Ciano Light e o Magenta Light.

Na adaptação os técnicos fazem as cores Ciano Light e Magenta Light se tornarem 2 slots da cor branca. Ou seja, uma impressora Epson de 6 cores fica assim: Ciano, Magenta, Amarelo, Preto, Branco, Branco.

A cor branca é necessária para imprimir em tecidos escuros e coloridos. Mas não é necessária para imprimir em tecidos brancos. Portanto, se você só vai imprimir tecidos brancos a tinta da cor branca pode ser descartada e você poderia adaptar uma impressora de 4 cores.

Que tipos de tecido posso personalizar?

Imprima diretamente no Algodão, Poliéster e Dry Fit. (verifique compatibilidade com a marca da tinta)

impressao-direct-to-garment3

Tecidos claros: Imprima tecidos claros com uma Impressora DTG de 4 cores (ciano, magenta, amarelo, preto)

Tecidos escuros: Imprima tecidos escuros com uma Impressora DTG de 6 cores (ciano, magenta, amarelo, preto, branco, branco)

O que comprar e onde encontrar esses equipamentos?

Se seu negócio será personalizar apenas camisetas ou outros tecidos da cor branca você pode utilizar uma impressora de 4 cores. Essas 4 cores são Ciano, Magenta, Amarelo, Preto.

Se for imprimir em
tecidos escuros ou coloridos, é necessário utilizar uma impressora de 6 cores para que as duas cores a mais (que são Ciano Light e Magenta Light) sejam substituidas pela tinta da cor branca.

Definindo isso você precisa adquirir a impressora nova e mandar alguém adaptar ou comprar já adptada. (ou se você estiver com capital para investir, comprar uma Impressora DTG original de fábrica)

Lista de compras para imprimir em camisetas:

camisetas-impressao-dtg

  • Impressora Epson tamanho A3 (com ou sem a cor branca)
  • Kit de tinta Textil (composto pelas cores Ciano, Magenta, Amarelo, Preto e a cor Branca, se for o seu caso)
  • Solução para tratamento do tecido na etapa da pré-impressão;
  • Prensa térmica ou uma câmara de cura para fazer a cura do tecido após aplicar a solução e após a finalizar a impressão.
  • Kit de limpeza para o cabeçote da impressora se a marca da tinta utilizada exigir que faça a limpeza.

Se esse artigo lhe ajudou ou se você tem alguma dúvida deixe um comentário abaixo.

Acesse a categoria de Fornecedores de Sublimação para conhecer empresas e pedir orçamentos

Continue lendo nossos artigos. Aproveite pois todo conteúdo é grátis!
Abaixo alguns links dentro desse site para que você prossiga com seus estudos.

 Artigos Interessantes

Informações gerais de cada item

Cursos, Treinamentos e Utilidades

Pesquise preços, faça novos contatos

About The Author

Mundo Transfer

Entenda como o negócio da Sublimação funciona e o que você precisa aprender para atuar neste mercado. Utilize o formulário ao lado e assine nossa lista para ficar por dentro de todas as novidades.

Deixe seu comentário