Prensa Térmica 3D Sublimação a Vácuo

Prensa Térmica 3D de Sublimação à Vácuo

Você já conhece as prensas comuns para sublimação que são aquelas com formato plano (camisetas, chinelos, almofadas, azulejos etc) e as prensas com formato cilíndrico/cônico para estampar canecas, xícaras, squeezes.

Prensa Térmica 3D Sublimação a Vácuo

Existe também um outro tipo de prensa térmica, conhecida como Prensa para Sublimação 3D que oferece o mesmo resultado, porém o funcionamento é diferente e não serve para todos os produtos. Mas é um equipamento prático que otimiza o tempo e amplia a capacidade de sua empresa atender novos clientes.

Confira neste artigo informações que ajudarão você a conhecê-las melhor e eventualmente decidir a compra de uma.

O que é uma Prensa 3D?

prensa-termica-3d-sublimacao-a-vacuo2É um tipo de equipamento que personaliza peças e objetos com formatos irregulares que não seriam possíveis estampar com a prensa comum.

Isso porque o formato tridimensional de alguns objetos não permite que sejam encaixados em nenhuma fôrma/molde onde fica resistência que faz o aquecimento.

 

Na verdade, nem na prensa 3D esse material é encaixado, o molde que faz pressão sobre o objeto é acoplado individualmente e então são colocados em uma câmara para  realizar a transferência da imagem.

O aquecimento ocorre no interior da câmara e dessa forma a imagem é transferida para o objeto quando ocorre o processo de sublimação.

É diferente do método tradicional?

O processo de sublimação tem 2 etapas basicamente, a impressão do papel transfer e a transferência da imagem para o objeto.

A impressão do papel transfer é igual, continua sendo com tinta sublimática ou pigmentada – Clique para conhecer melhor cada tipo de tinta – e feito com sua impressora adaptada com bulk-ink.

O que é possível personalizar?

Uma grande vantagem desse equipamento é a possibilidade de customizar diversos itens simultaneamente. A câmara de aquecimento suporta até 12 canecas, 8 copos, 6 capinhas de celular.

Também é possível estampar camisetas, bonés e capas de almofadas com esse equipamento, porém não é muito indicado, porque apesar da área de aquecimento ser grande ele não permite colocar muitas camisetas ao mesmo tempo. Para esses itens o recomendado é utilizar as prensas tradicionais e fazer uma a uma.

 

Quanto custa uma Prensa 3D?

Quem está montando uma estamparia precisa analisar a viabilidade de adquirir tal equipamento. É necessário identificar as necessidades do público-alvo para compreender qual tipo de fotoproduto terá mais saída e em qual quantidade.

Por exemplo: Você pretende começar vendendo apenas canecas. E cada caneca lhe dará em média 5 reais de lucro.

Uma prensa de canecas comum custa R$ 500,00 e uma Prensa Térmica 3D custa em torno de 3.500,00 a padrão e 1900,00 a mini. (veja links para algumas lojas no final deste post)

Obtendo 5,00 de lucro em cada caneca, qual prensa você pagará primeiro?

Mas se você pretende vender outros itens como capinhas de celular, pratos, copos e garrafinhas o investimento será recuperado mais rapidamente. Até porque a margem de lucro de capinhas de celular são melhores e atualmente é o item que mais vende.

 

Algumas características técnicas

A Prensa Térmica 3D pode ser operada por qualquer pessoa, as configurações são feitas diretamente em seu painel, não é necessário que ela fique ligada ao computador.

  • Capacidade para 12 canecas simultâneas;
  • Capacidade para 6 capas de celulares simultâneas;
  • Possui filtro de carvão ativado para filtragem;
  • Oferece mais segurança que as prensas tradicionais;
  • Possui timer para desligamento automático quando ficar ociosa;
  • Controle total de tempo e temperatura;
  • Possui membrana de silicone para sistema de vácuo;
  • Peso aproximado: 40kg
  • Voltagem: 110 ou 220v
  • Acompanha luvas, gabaritos, mantas e outros acessórios.

Compensa investir nesse equipamento?

Lembre-se que uma prensa térmica 3D a vácuo deve ser considerado um item complementar ao seu negócio. Os equipamentos principais ainda são as prensas tradicionais (para camisetas, canecas, chinelos, canetas, azulejos etc).

Mas cada caso é um caso. Existem empresas que são especializadas em capinhas de celular, portanto possuem duas ou três prensas trabalhando simultaneamente.

Você precisa se perguntar qual público quer atender. Se for vender apenas canecas e chinelos talvez essa prensa não seja o item para seu negócio (pelo menos neste momento).

Onde encontrar prensas 3D? (lojas, fornecedores, fabricantes)

Existem muitas empresas que atuam no segmento da sublimação. Mas nem todas vendem a prensa sublimática 3D a vácuo.  E nem todas oferecem assistência técnica própria.

prensa-termica-3d-sublimacao-a-vacuo

Na internet existem muitas opções de lojistas que podem ser encontrados no Mercado Livre, no Google e no Buscapé. Clique nestes links e veja alguns fornecedores. Pode clicar tranquilamente, eles serão abertos em outra aba sem fechar essa.

Conclusão

Embora pareça algo moderno, essas prensas já existem há mais de 3 anos. Aqui no Brasil a popularização está demorando por vários motivos, dentre eles:

  • O custo elevado (culpa do dólar e impostos de importação);
  • A quantidade de prensas tradicionais sendo ofertadas (um tipo não substitui o outro – mas o desconhecimento disso acaba sendo um entrave);
  • A pequena quantidade de lojas que as vendem;
  • O medo de ficar sem assistência técnica.

Portanto você precisa definir com quais fotoprodutos vai trabalhar, levantar os custos de personalização de cada e sair a caça do melhor negócio.

É importante considerar alguns pontos quando for pedir orçamentos; o custo do frete, o recolhimento de ICMS interestadual (sim, em alguns poucos casos isso acontece) e o suporte técnico quando a garantia acabar.

Se esse artigo lhe ajudou ou se você tem alguma dúvida deixe um comentário abaixo.

Acesse a categoria de Fornecedores de Sublimação para conhecer empresas e pedir orçamentos

Continue lendo nossos artigos. Aproveite pois todo conteúdo é grátis!
Abaixo alguns links dentro desse site para que você prossiga com seus estudos.

 Artigos Interessantes

Informações gerais de cada item

Cursos, Treinamentos e Utilidades

Pesquise preços, faça novos contatos

About The Author

Mundo Transfer

Entenda como o negócio da Sublimação funciona e o que você precisa aprender para atuar neste mercado. Utilize o formulário ao lado e assine nossa lista para ficar por dentro de todas as novidades.

Deixe seu comentário