papel-transfer-ferro-de-passar

Estampando Camisetas com Ferro de Passar e Papel Transfer

papel-transfer-ferro-de-passar2Estampar camisetas é uma tarefa que pode ser feita de diversas maneiras. Para citar alguns exemplos temos o Silk-Screen, o Transfer Sublimático e a Impressão direta no tecido através do Sistema DTG.

Mas existe ainda um jeito mais fácil de personalizar tecidos claros e escuros com baixo investimento.

Você sabia que pode imprimir o papel transfer com sua impressora comum e aplicar usando um ferro de passar roupas?

Você vai entender como isso funciona nos passos abaixo, confira;

Papel transfer light e transfer dark para tecidos claros e escuros

Você já deve ter visto por aí que há dois tipos de papel transfer para usar com ferro de passar. Tipos diferentes de papel transfer tem aos montes, mas para fazer com ferro de passar são apenas o papel para tecido claro e o para tecido escuro.

Papel Light: Usado em tecidos brancos;
Papel Dark: Usado em tecidos escuros, coloridos, pretos, jeans etc.

E porque são diferentes?

Os papéis são diferentes porque um transfere a cor branca para o tecido e o outro não. No caso de imprimir camisetas brancas a cor branca não precisa ser impressa porque o tecido já é branco.

Por isso para estampar a cor branca em tecidos que não sejam brancos é necessário usar o papel dark. Isso justifica que ele custe o dobro do papel light.

Passo a passo como aplicar o papel transfer com ferro de passar

Passo #1: Imprimindo a imagem  

passos-transfer-ferro-de-passar1
Escolha um desenho, fotografia ou crie um texto para transferir para o tecido. Para a imagem ficar legal ela precisa ter uma boa resolução, caso contrário a impressão pode apresentar traços serrilhados e pontos estourados. É importante lembrar que é necessário espelhar a imagem para que ela seja impressa de modo invertido, mas isso apenas no papel light. O impressão com papel dark não precisa ser invertida.


Passo #2:
Recortando a imagem

passos-transfer-ferro-de-passar2
Recorte a imagem mantendo um contorno de papel de aproximadamente 1cm ao redor. É importante recortar sem deixar pontas e cantos para evitar que a imagem vá descolando do tecido aos poucos.

Não remova a película ainda. Ela será removida apenas no Passo 4.


Passo #3:
Aplicando no tecido

passos-transfer-ferro-de-passar3
Agora você precisa posicionar o papel sobre o tecido com a imagem voltada para baixo. Dessa forma os riscos da película ficam virados para cima.

Com o ferro de passar aquecido faça movimento circulares por aproximadamente 30 segundos sobre toda a imagem. Exerça uma ligeira pressão para garantir que a imagem fixe no tecido por completo.

Passo #4: Removendo o papel transfer

passos-transfer-ferro-de-passar4
Aguarde até que o papel esfrie por completo e então faça a remoção lentamente tomando cuidado para o papel não danificar a imagem nos cantos. Agora é só vestir a camiseta e admirar sua obra de arte.

Verifique as observações do fabricante do papel sobre como deve ser a lavagem e secagem do tecido estampado. E tenha em mente que impressões feitas com ferro de passar não ficam sensacionais e não duram quase nada. Mas é um ótimo negócio se você precisa estampar camisetas promocionais para usar por alguns dias.

Se esse artigo lhe ajudou ou se você tem alguma dúvida deixe um comentário abaixo.

Acesse a categoria de Fornecedores de Sublimação para conhecer empresas e pedir orçamentos

Continue lendo nossos artigos. Aproveite pois todo conteúdo é grátis!
Abaixo alguns links dentro desse site para que você prossiga com seus estudos.

 Artigos Interessantes

Informações gerais de cada item

Cursos, Treinamentos e Utilidades

Pesquise preços, faça novos contatos

About The Author

Mundo Transfer

Entenda como o negócio da Sublimação funciona e o que você precisa aprender para atuar neste mercado. Utilize o formulário ao lado e assine nossa lista para ficar por dentro de todas as novidades.

Deixe seu comentário