Papéis e Tintas para Transfer e Sublimação


 
 
 
 
 
 
 
 

Outro item que gera muita confusão (talvez seja o mais confuso) é o Papel Transfer. Isso porque existem diversos tipos de Papel, um para cada aplicação. O tipo do Papel está também associado ao tipo de tinta usada no processo.

Esses Papéis são usados em situações diferentes, porém, todos são aplicados com a Prensa Térmica que você comprou, ou vai comprar.

A forma de transferência é a mesma (aquecimento e compressão simultâneamente), o que diferencia um Papel de outro é a tecnologia empregada em sua impressão e também o tipo de material que você deseja estampar.

Abaixo descrevemos um pouco sobre os papéis mais conhecidos, bem como suas vantagens e desvantagens e também suas aplicações.

  • Papel Transfer de Algodão
  • Papel Transfer Litográfico
  • Papel Transfer Power Film
  • Papel Transfer Sublimático

 

Papel Transfer de Algodão

O Papel Transfer de Algodão ficou famoso por permitir sua aplicação utilizando um simples Ferro de Passar. Esse Papel é ideal para aplicação em Tecidos 100% Algodão.

O processo é o mesmo, imprime-se o Papel e então transfere-se a imagem utilizando uma Prensa Térmica ou um Ferro de Passar, já que o tempo e temperatura para esse Papel é menor, em comparação com outros tipos de Papel Transfer. Em outras palavras, você não precisa manter o Papel comprimido contra o tecido por muito tempo.

É claro que utilizando uma Prensa Térmica a aplicação é muito mais prática e profissional, entretanto é possível obter resultados satisfatórios usando um Ferro de Passar.

Esse tipo de Papel tem duas desvantagens: O Tecido fica com aspecto emborrachado e a imagem não tem muita durabilidade.

 

Papel Transfer Litográfico

O Papel Transfer Litográfico é um tipo de Papel vendido já com a impressão. Você escolhe as imagens em um catálogo, que vão desde desenhos infantis (Moranguinho, Ben10, Hello Kitty), imagens religiosas, sátiras com marcas famosas, até grandes celebridades (Barak Obama, John Lennon e etc).

A grande vantagem em usar esse Papel é a alta qualidade das imagens. O processo de impressão é o off set (industrial), o que significa utilização de tecnologia de ponta proporcionando sempre um excelente resultado.

Com esse Papel é possível estampar Tecidos de Algodão e PV (poliviscose), não é possível estampar outros materiais com ele.

 

Papel Transfer Power Film

O Papel Power Film é um Papel com uma película termocolante, é também conhecido como Fille Termocolante. O processo de impressão desse papel é diferente dos demais, porque na verdade ele não é impresso e sim recortado.

Para esse processo usa-se uma Plotter de Recorte e o Power Film (na forma bruta, digamos assim), e a Plotter faz o recorte dessa imagem.

Então usa-se a Prensa Térmica para fazer a aplicação em tecidos sintéticos (poliéster, poliviscose) e naturais (algodão, seda).

A vantagem de utilizar essa tecnologia é poder trabalhar também com cores metálicas e douradas, o que é impossível fazer com impressoras jato de tinta.

E a desvantagem é não possuir filmes de todas as cores, por exemplo: no Transfer que você vai imprimir em sua casa é possível atingir várias tonalidades de azul, no caso do Power Film você só tem uma opção de azul, uma opção de vermelho, uma de laranja e assim por diante.

 

Papel Transfer Sublimático

O Papel Transfer Sublimático é o mais prático, barato e democrático de todos. Adquirindo o equipamento adequado qualquer pessoa pode imprimir esses Papéis Transfer em sua própria casa, em qualquer quantidade com qualidade profissional.

A única limitação no Transfer Sublimático é produzir a cor branca. Isso não é possível já que a impressora não tem a tinta branca.

Imagine que sua imagem é composta pelas cores: azul, vermelho e branco, e você quer estampar uma camiseta verde.

As cores que sairão na camiseta serão: Azul e Vermelho. O Branco não sai porque ele não foi impresso. Você ve o branco no papel porque o papel é branco e não porque a impressora imprimiu essa cor.

A solução nesse caso? Transfira essa mesma imagem para uma camiseta branca. Simples. O fundo branco da camiseta será o branco de sua imagem.

Estamos usando a camiseta como exemplo, pois com o Transfer Sublimático você pode imprimir diversos tipo de materiais como: canecas, squeezes, chinelos, azulejos, quebra-cabeças e etc, etc. Por essas e outras que o Processo de Transfer Sublimático é considerado o mais abrangente, prático e democrático de todos!

 

Tintas Especiais para o processo de Transfer

Outro componente fundamental para um excelente resultado na impressão dos Transfers é a tinta, por isso tome bastante cuidado e escolha direito!

Existem muitos tipos de tinta para impressão, mas como nosso caso é o Transfer, vamos nos ater apenas as tintas pertinentes a nossa atividade.

Quando pesquisamos produtos para Transfer sempre nos deparamos com dois tipos de tinta, a Pigmentada e a Sublimática. Vamos entender melhor a utilidade de cada tinta.

Tinta Pigmentada: A Tinta Pigmentada é usada apenas para imprimir o Papel Transfer que será aplicado em tecidos 100% Algodão. Com essa tinta você só estampa esse tipo de tecido, não é possível personalizar outros materiais com ela.

Tinta Sublimática: A Tinta Sublimática as possibilidades aumentam bastante. Você poderá estampar diversos materiais, entre eles: Canecas, Chinelos, Azulejos, Tecidos Sintéticos (Poliéster, Elastano etc), Quebra-Cabeças, Mouse-pads e muito, muito mais!

Devido a sua viscosidade, a Tinta Sublimática costuma entupir a impressora com grande frequência.

E não tem aquela história que uma marca entope menos que a outra, até as tintas das grandes marcas entopem.

É claro que tintas de marcas duvidosas entopem mais, além de oferecer um resultado final horroroso. O que queremos dizer é que é “normal” esse negócio da tinta entupir. É assim mesmo!

A impressora que você vai usar foi projetada para trabalhar com tintas Corante (esse tipo de tinta não tem nada a ver com Transfer), e o uso de Tinta Sublimática nesses equipamentos não passa de uma adaptação. E ainda bem que essas adaptações existem! Se não fossem elas o negócio do Transfer não ia pra frente.

Como evitar os entupimentos? Simples. Imprima. Imprima todos os dias. Não dê bobeira senão a tinta resseca no cabeçote e entope mesmo. Então para escapar dos entupimentos a dica mais valiosa é imprimir sempre!

Acesse a categoria Fornecedores de Transfer para conhecer Empresas e pedir orçamentos.

Continue lendo nossos artigos. Aproveite pois todo conteúdo é grátis!
Abaixo alguns links dentro desse site para que você prossiga com seus estudos.

 

 Artigos Interessantes

 

Informações gerais de cada item

 

Cursos, Treinamentos e Utilidades

 

Pesquise preços, faça novos contatos

Compartilhe com amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone