Prensas Térmicas e Impressoras para Transfer e Sublimação


 
 
 
 
 
 
 
 


A Prensa Térmica é o equipamento responsável pela segunda etapa do processo. A Transferência.

A Prensa Térmica além de comprimir também aquece sua plataforma, e é através do aquecimento que a tinta entra em processo de Sublimação, se desprende do Papel e fixa no Material.

Só comprimir não adianta, tem que aquecer. E o contrário também não adianta. Tem que ocorrer as duas ações: Compressão e Aquecimento, simultaneamente.

Os modelos mais comuns

  • Prensa Plana Manual
  • Prensa Plana Pneumática
  • Prensa com Formato Irregular

A Prensa Plana, como o próprio nome diz tem sua superfície plana, reta, regular. Nela você consegue estampar materiais planos, retos, por exemplo: Camisetas, Chinelos, Azulejos, Quebra-Cabeças e etc.

O modelo de Prensa Plana Manual é o mais comum e também o mais barato. Nela você controla manualmente a alavanca que sobe e desce a chapa que comprime e aquece.

Já na Prensa Plana Pneumática esse processo é todo automatizado, você aperta 1 botão e ela faz o resto.

As Prensas com Formato Irregular são aquelas que possuem um molde específico para que o material encaixe perfeitamente. Por exemplo, uma Caneca.

A Prensa de Canecas tem o formato próprio de uma Caneca, a Prensa de Bonés tem o formato próprio de um Boné e assim por diante.

Tipos de Prensas com Formato Irregular

                        • Prensa de Canecas
                        • Prensa de Bonés
                        • Prensa de Pratos
                        • Prensa de Bottons
                        • Prensa de Canetas

 

As Prensas Térmicas são formadas basicamente por:

  • Controlador de Tempo. Nele você insere o tempo que deseja trabalhar, e ela então emite um aviso sonoro quando esse tempo for atingido.
  • Controlador de Temperatura. Cada material trabalha com uma temperatura diferente, que gira em torno de 170c. Nesse controlador você insere um número e a Prensa então não ultrapassará essa temperatura.
  • Superfície (plana ou irregular) que aquece. Essa superfície é constituida por uma resistência e é controlada por um termostato.
  • Alavanca para abrir e fechar com ajuste de tensão.
  • Botão liga/ desliga do tipo “interruptor de tomada”
  • Voltagem: 110 ou 220v. (a maioria não é bivolt)

 

O que pode sair errado (possíveis problemas)

  • Resistência: Se a resistência queimar, ela para de aquecer. Não tem conserto, deve ser substituida.
  • Termostato: O termostato pode parar de funcionar. Quando isso acontece a Prensa continua aquecida mesmo quando desligada (chava liga/desliga na posição desligada) ou pode não aquecer mesmo quando ligada. Também não tem conserto. Tem que substituir.
  • Painel / Controlador: O mostrador e/ou controlador do tempo e temperatura também podem queimar. Quando isso acontece a Prensa não deixa você colocar um tempo e/ou temperatua diferente. Também não tem salvação. Precisam ser substituidos.

Mas não esquente a cabeça…
Esses problemas são raros de acontecer, raros mesmo. Com exceção da resistência, que é como as resistências de chuveiro, por exemplo. Ela não dura pra sempre. Uma hora vai queimar! (principalmente as resistência das Prensas de Caneca).

É até recomendável comprar uma resistência avulsa, pois sabe como é. Pode ser que queime bem naquele dia de alta produção. É melhor estar preparado(a)!

E não se assuste, as peças sobressalentes costumam ser baratas e sua substituição é bem simples. Você mesmo consegue trocar a(s) peça(s) defeituosa(s) sem a necessidade de enviar o equipamento para assistência técnica. (em breve Artigo Pequeno Reparos)

 

Impressora para Impressão do Papel Transfer

Imprimir o Papel Transfer é uma tarefa bastante simples, mas pode-se tornar um pesadelo se você não comprar o equipamento certo.

Algumas pessoas visando economizar acabam comprando qualquer impressora ou usando uma impressora que já possuia. A impressora com certeza é o item que causa mais equivocos, ou seja, o que mais se compram errado.

Esclarecendo: A impressora que imprime o Transfer não custa caro e o funcionamento é igual as demais impressoras que você já conhece. Porém, é necessário considerar algumas observações.


Abaixo algumas informações esclarecedoras a respeito da impressora sublimática;

A impressora é simples: E é facilmente encontrada em grandes supermercados e lojas de informática. Porém, ela deve ser adaptada com Bulk-ink (para usar a tinta Pigmentada ou Sublimática, de acordo com sua necessidade). Então não basta apenas comprar a impressora. Você precisa adaptá-la. Acreditamos que seja mais cômodo comprá-la já adaptada. E é muito fácil encontrar a impressora assim. Visite nossa sessão de Fornecedores.

Não pode ser de qualquer marca: Atenção especial para isso! Você só pode usar tinta Pigmentada e Sublimática em impressoras da marca Epson®. Impressoras de outras marcas não aceitam trabalhar com tintas que não sejam de fabricação própria. Então cuidado. Não tente reaproveitar aquela sua HP® que está encostada há anos, isso não dá certo e você perderá tempo e dinheiro.

O entupimento: Impressoras da marca Epson® são as únicas que permitem o uso de tinta Pigmentada e Sublimática. Mas mesmo assim você não pode descuidar com um perigo constante: O entupimento. Sim, a tinta Sublimática especialmente, entope com uma frequência incrível. E impressora entupida é sinônimo de prejuízo porque as cores não saem no papel fiéis ao que você vê no monitor, logo você terá sua produção comprometida.

Como evitar entupimentos: Imprima constantemente. Só assim não entope. É preciso manter os cabeçotes da impressora “lubrificados” com a própria tinta. Caso contrário ela resseca e entope. O intervalo máximo recomendado é de 2 dias entre impressões.

Como desentupir: Existem 3 níveis de entupimento. No nível 1 você consegue resolver executando alguns comandos no próprio aplicativo da impressora. No nível 2 é necessário aplicar um líquido diretamente nos cabeçotes e aguardar sua ação. E o nível 3 é bem complexo, exigindo remoção do cabeçote e limpeza “cirurgica”.

Acesse a categoria Fornecedores de Transfer para conhecer Empresas e pedir orçamentos.

Continue lendo nossos artigos. Aproveite pois todo conteúdo é grátis!
Abaixo alguns links dentro desse site para que você prossiga com seus estudos.

 

 Artigos Interessantes

 

Informações gerais de cada item

 

Cursos, Treinamentos e Utilidades

 

Pesquise preços, faça novos contatos