Impressoras que Imprimem Diretamente no Tecido

3

impressao-direct-to-garmentGrande parte dos profissionais que atuam no mercado da estamparia de tecidos – mais especificamente no segmento de camisetas – utiliza o método tradicional de trabalho que é a combinação entre impressora jato de tinta + prensa térmica.

Dessa forma a impressora imprime o papel transfer que depois é utilizado na prensa térmica para transferir a imagem para o tecido.

Mas que tal eliminar a etapa da prensagem imprimindo diretamente no tecido? Isso é possível e está ficando cada vez mais barato. Confira neste post o que você precisa saber para investir em um equipamento desses e ficar melhor estruturado para atender seus clientes.

Como funcionam as impressoras têxteis?

impressora-epson-adaptada-para-direct-to-garment-mundo-transfer

Impressora Epson adaptada com sistema DTG (Direct to Garment)

O processo de impressão de imagens diretamente no tecido é semelhante a impressão de folhas comuns, mas ao invés de puxar e imprimir folhas a impressora puxa e imprime o tecido.

Essas impressoras são conhecidas como
Impressoras DTG (Direct to Garment – Direto para o Tecido) e são vendidas de duas formas;

  • Original de fábrica
  • Adaptando uma impressora

No segundo caso a parte estrutural da impressora sofre uma adaptação. O tracionador do papel é subtitiuido por um berço para acomodar o tecido. Esse berço se movimenta automaticamente e é controlado pela impressora. Você não precisa fazer nada.

A partir dessa adaptação a impressora passa a imprimir diretamente no tecido e não usa mais papéis. (Continue lendo e confira valores abaixo)

Mas não dá para adaptar qualquer impressora

No processo de adaptação da impressora para o sistema DTG, são feitas 3 grandes modificações.

1ª) A estrutura é alterada para movimentar o berço do tecido, inutilizando o papel.
2ª) Recebe um sistema de alimentação contínua de tinta (Bulk-ink) que conecta os cartuchos a um reservatório de tinta externo por meio de mangueiras.
3ª) Usa uma tinta especial, que é mais viscosa e requer alguns cuidados extras para evitar entupimentos.

impressora-epson-adaptada-para-direct-to-garment-mundo-transfer2As impressoras da marca Epson são adaptadas para o Sistema DTG há mais de 10 anos. Isso porque aceitam o sistema de alimentação contínua (Bulk-ink) e tem os cabeçotes compatíveis com as tintas têxteis.

  • Portanto:
    Prefira os equipamentos da marca Epson;
    Utilize um tamanho do A3 em diante (A2, A1…não compensa adaptar impressoras A4);
  • Modelos mais usados: Epson L1800, T1110, 1430x, 3880 entre outros.

Então agora é só colocar a camiseta e imprimir?

Existem mais duas etapas neste processo que são a pré-impressão e pós-impressão. Isso para garantir que o trabalho seja realizado com sucesso.

  • Pré-impressão: O tecido recebe o tratamento com uma solução química para melhorar a aderência da tinta. Após a aplicação da solução, deve-se fazer a cura do tecido respeitando o tempo e temperaturas fornecidas pelo fabricante.
  • Impressão: Nessa etapa é só colocar o tecido no berço com a área que será impressa centralizada e mandar imprimir.
  • Pós impressão: Ao retirar a camiseta da impressora a tinta ainda não secou completamente. É necessário fazer a cura da tinta, para isso utilize uma prensa térmica, um ferro de passar ou um secador de cabelo. (sempre utilizando uma folha de teflon para não danificar a imagem)

 

Que tipo de tinta essas impressoras DTG utilizam?

Esqueça a tinta Corante, Pigmenta e Sublimática. Para imprimir em tecidos é necessário utilizar as tintas do tipo Têxtil.

São tintas especias e bastante caras em relação as tintas de transfer e sublimação. Para se ter uma idéia, um frasco de 100ml de tinta Pigmentada (para transfer tradicional em tecidos de algodão) custa R$ 25,00. Enquanto um frasco de 100ml de tinta Textil custa em torno de R$ 95,00.

Já a tinta da cor branca custa quase o dobro. Um frasco de 100ml de tinta Textil branca não sai por menos de 160,00.

Tinta da cor branca na impressora? Como isso é possível?

tinta-branca-impressao-dtg-direct-to-garmentSe você pretende adaptar uma impressora Epson provavelmente lembra de cabeça as cores que elas possuem. Os modelos mais simples usam Ciano, Magenta, Amarelo e Preto. Já outros modelos mais robustos possuem duas cores a mais; o Ciano Light e o Magenta Light.

Na adaptação os técnicos fazem as cores Ciano Light e Magenta Light se tornarem 2 slots da cor branca. Ou seja, uma impressora Epson de 6 cores fica assim: Ciano, Magenta, Amarelo, Preto, Branco, Branco.

A cor branca é necessária para imprimir em tecidos escuros e coloridos. Mas não é necessária para imprimir em tecidos brancos. Portanto, se você só vai imprimir tecidos brancos a tinta da cor branca pode ser descartada e você poderia adaptar uma impressora de 4 cores.

Que tipos de tecido posso personalizar?

Imprima diretamente no Algodão, Poliéster e Dry Fit. (verifique compatibilidade com a marca da tinta)

impressao-direct-to-garment3

Tecidos claros: Imprima tecidos claros com uma Impressora DTG de 4 cores (ciano, magenta, amarelo, preto)

Tecidos escuros: Imprima tecidos escuros com uma Impressora DTG de 6 cores (ciano, magenta, amarelo, preto, branco, branco)

O que comprar e onde encontrar esses equipamentos?

Se seu negócio será personalizar apenas camisetas ou outros tecidos da cor branca você pode utilizar uma impressora de 4 cores. Essas 4 cores são Ciano, Magenta, Amarelo, Preto.

Se for imprimir em
tecidos escuros ou coloridos, é necessário utilizar uma impressora de 6 cores para que as duas cores a mais (que são Ciano Light e Magenta Light) sejam substituidas pela tinta da cor branca.

Definindo isso você precisa adquirir a impressora nova e mandar alguém adaptar ou comprar já adptada. (ou se você estiver com capital para investir, comprar uma Impressora DTG original de fábrica)

Lista de compras para imprimir em camisetas:

camisetas-impressao-dtg

  • Impressora Epson tamanho A3 (com ou sem a cor branca)
  • Kit de tinta Textil (composto pelas cores Ciano, Magenta, Amarelo, Preto e a cor Branca, se for o seu caso)
  • Solução para tratamento do tecido na etapa da pré-impressão;
  • Prensa térmica ou uma câmara de cura para fazer a cura do tecido após aplicar a solução e após a finalizar a impressão.
  • Kit de limpeza para o cabeçote da impressora se a marca da tinta utilizada exigir que faça a limpeza.

Se esse artigo lhe ajudou ou se você tem alguma dúvida deixe um comentário abaixo.

Acesse a categoria de Fornecedores de Sublimação para conhecer empresas e pedir orçamentos

Continue lendo nossos artigos. Aproveite pois todo conteúdo é grátis!
Abaixo alguns links dentro desse site para que você prossiga com seus estudos.

 Artigos Interessantes

Informações gerais de cada item

Cursos, Treinamentos e Utilidades

Pesquise preços, faça novos contatos

Impressoras que Imprimem Diretamente no Tecido
4.8 (95%) 8 votes

Share.

Sobre o autor

Entenda como o negócio da Sublimação funciona e o que você precisa aprender para atuar neste mercado. Utilize o formulário ao lado e assine nossa lista para ficar por dentro de todas as novidades.

3 Comentários

  1. Gostei muito das informações que vocês passaram… Não sabia desse novo procedimento e irei até add como citação em meu trab de conclusão de curso.
    Como dica, claro se vcs acharem viável, acho importante identificar no inicio ou no final da sua postagem quem é autor do texto e a data publicação. Deixa mais credibilidade e mais confiança ao leitor por saber qm é a pessoa responsável pelo departamento postagem. Sucesso!

  2. sem contar que as empresas cobram 2.000,00 para transformar sua impressora e vc tem que enviar e pagar o frete de ida e volta.

  3. Olá, gostaria de saber mais sobre as impressoras DTG, podem me ajudar?
    Quais melhores marcas? Encontro no Brasil?
    Que fornecedores no Brasil temos e são bons?
    Qual a faixa de valor (para a de 6 cores)?

Deixe um comentário