Noções Básicas Transfer e Sublimação

No começo pode parecer complicado. São muitos termos, tipos de Prensas, Papéis, Materiais e Tintas. Mas tenha calma! Com o passar do tempo você vai se habituando a essas questões técnicas e com certeza tudo ficará mais fácil, desde a compra dos insumos até a finalização do trabalho.

Visando acelerar seu processo de aprendizagem, criamos o artigo Noções Básicas, onde tratamos de questões simples – mas que confundem muita gente. Acreditamos que ele facilitará suas pesquisas de mercado, consulta de preços em fornecedores e também a compreender melhor o que faz o quê.

O que significa o termo Transfer?

A palavra em inglês Transfer significa Transferência, e é isso mesmo o que ocorre no processo. A tinta é transferida do Papel para o Material, seja ele uma Caneca, Chinelo, Camiseta e etc.

Mas a palavra Transfer também é usada para designar o Papel e a Tinta. Por isso que a coisa parece um pouco confusa. O Transfer pode ser o Processo de Transferência, o Papel Transfer e a Tinta para Transfer.

Parece complicado mas não é. Basta você associar a palavra Transfer a tudo que envolve o trabalho de Transferência; o processo e os insumos. É simples. O transfer é isso.

 

Equipamentos x Insumos

Agora vamos separar o joio do trigo. Pode parecer que não mas muitas pessoas não entendem exatamente o que é Equipamento e o que é Insumo.

Os equipamentos são basicamente dois: A Prensa Térmica e a Impressora. Não importa o tamanho, velocidade e capacidade, eles são fundamentais para o processo de transfer.

Os insumos seriam a matéria-prima de seu trabalho. Pode-se dizer que o insumo é um consumível. A impressora consome o Papel e a Tinta, por isso os chamamos de Insumos.

 

Como funciona o processo?

O processo de transfer consiste basicamente em duas etapas. A impressão do Papel Transfer e a transferência da imagem deste Papel para o Material.

Então é assim: Imprime-se a imagem com Papel e Tinta adequados (falaremos melhor sobre isso adiante) e depois usamos a Prensa Térmica para prensar (comprimir) o Papel contra o Material.

 

Como é a Impressora?

A impressora é o equipamento usado para a primeira etapa do processo: A Impressão;

Ela é usada para imprimir no Papel Transfer a imagem que está na tela do computador. A impressora é comum, você encontra facilmente em grandes supermercados, lojas de informática e etc. Porém ela deve ser adaptada com Bulk-ink.

Não adianta comprar qualquer impressora, chegar em casa e imprimir. Não dá certo. É preciso usar a tinta adequada.

Felizmente muitas lojas especializadas em produtos para Transfer já vendem a impressora prontinha para o uso, com papel e tintas corretos.

 

O que é a Prensa Térmica?

A Prensa Térmica é o equipamento responsável pela segunda etapa do processo. A Transferência.

A Prensa Térmica além de comprimir também aquece sua plataforma, e é assim que a tinta se “desprende” do papel e chega ao material.

Só comprimir não adianta, tem que aquecer. E o contrário também não adianta. Tem que ocorrer as duas ações: Compressão e Aquecimento, simultaneamente.

 

O que são os Foto Produtos?

Os Foto Produtos são os “Materiais Personalizáveis”, que são as Canecas, Azulejos, Mouse-pads, Chinelos, Bonés, Pratos, Squeezes e etc, etc.

Respeitando a composição e o formato pode-se personalizar qualquer objeto. É questão de analisar o objeto, verificar se suporta altas temperaturas e se “encaixa” em sua Prensa Térmica.

 

Como é o Papel Transfer?

É o Papel que você utilizará no processo de transferência. Existem diversos tipos de Papel Transfer, para citar alguns: Transfer Digital, Transfer Litográfico, Transfer de Algodão, Transfer OBM, Transfer Power Film e o famoso Transfer Sublimático.

O Papel para Transfer Sublimático se chama Transfer Sublimático porque você imprime ele com tinta Sublimática. Lembra-se da impressora que comentamos logo acima? Pois então, é com ela mesmo que nós imprimimos esse Papel Transfer.

 

Quais são as Tintas Especiais?

Existem dois tipos de tinta para fazer o Transfer: A Tinta Pigmentada e a Tinta Sublimática.

A Tinta Pigmentada é usada apenas para imprimir o Papel Transfer que será aplicado em tecidos 100% Algodão. Com essa tinta você só estampa esse tipo de tecido, não é possível personalizar outros materiais com ela.

Já com a Tinta Sublimática as possibilidades aumentam bastante. Você poderá estampar diversos materiais, entre eles: Canecas, Chinelos, Azulejos, Tecidos Sintéticos (Poliéster, Elastano etc), Quebra-Cabeças, Mouse-pads e muito, muito mais!

 

Como usar a Resina de Poliéster?

A Resina de Poliéster, também conhecida como Resina PU, deve ser aplicada em materiais cuja superfície não tenha sido previamente preparada para receber a imagem.


Se você comprou ou vai comprar uma Caneca já resinada, não se preocupe. Não é necessário aplicar a resina novamente. Mas se você pretende, por exemplo, estampar a caneca que um cliente levou até você, essa sim deverá ser resinada.

O mesmo acontece com os Chinelos. Algumas empresas o vendem já resinados e também sem resina. Sendo assim você deve comprar a resina separada e fazer a aplicação.

Acesse a categoria Fornecedores de Transfer para conhecer Empresas e pedir orçamentos.

Continue lendo nossos artigos. Aproveite pois todo conteúdo é grátis!
Abaixo alguns links dentro desse site para que você prossiga com seus estudos.

 

 Artigos Interessantes

 

Informações gerais de cada item

 

Cursos, Treinamentos e Utilidades

 

Pesquise preços, faça novos contatos

Noções Básicas Transfer e Sublimação
4.9 (97.5%) 8 votes

Deixe seu comentário